sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Jardim Vertical


A história de jardim vertical teve início com o botânico francês Patrick Blank, especialista em plantas da floresta subtropical que inventou a técnica desse tipo de jardim. Ele começou a observar as plantas que vivem em penhascos, entrada de cavernas e rochas e percebeu que a terra funciona como base para as plantas, que necessitam mesmo é de água, luz e nutrientes. Baseado nessa constatação, ele criou uma estrutura que é instalada nas paredes e funciona como base, onde são fixadas essas plantas.
Simples, sua estrutura é composta de uma moldura de PVC, que lhe dá rigidez, e uma camada de feltro, onde as raízes se desenvolvem. Patrick Blank realiza seus trabalhos mundo afora construindo jardins verticais e, como precursor dessa técnica, ajuda a difundir o grande ideal das “paredes vivas”.
Hoje, esses jardins se tornaram mania na ambientação de casas e apartamentos, como boa alternativa para pequenos ambientes como varandas, estabelecimentos comerciais, enfim, lugares com pouco espaço para o cultivo de plantas no chão.
Não importa onde você mora, se é em casa ou apartamento, se é grande ou pequeno, se seu lar é clean ou outro estilo. O verde tem que existir, a natureza dá um charme. E quando não existe espaço, olhem estas idéias de jardins verticais...

Vasos instalados venezianas metálica

Na sala, importante observar a incidência de luz

Instalados na grade externa da janela

Sobre tábuas de madeira
Super colorido

Paletes pintados dando uma cor na composição

Hortas latinhas reciclada de massa de tomate




No fundo são partes da bobinas de fio elétrico - reciclagem predominando
Latas de tinta fazendo a composição

Aproveitando a sepateira de lona

Fixado em estrutura de madeira

Excelente idéia, utilizando tubos de esgoto de PVC










Em calhas de PVC





Um comentário: